sábado, 5 de maio de 2012

Alimentação saudável

Mamães, continuando o assunto alimentação, vou postar uma imagem que achei legal, retirei do Guia Alimentar que postei aqui. É uma Pirâmide Alimentar Infantil - 6 a 23 meses. Ela mostra a importância dos tipos de alimentos na alimentação infantil, o grau de importância e quantidade necessária para uma alimentação equilibrada.



Fonte: Guia Alimentar Infantil - Ministério da Saúde



Os alimentos representativos de cada nível da pirâmide foram selecionados pelos macro e micronutrientes – os carbohidratos (grupo 1), as vitaminas e os minerais (grupos 2 e 3), as proteínas (grupos 4, 5, 6) e os lipídios e açúcares (grupo 7 e 8) – e quantificados em função do valor calórico total diário.
Os alimentos de um mesmo grupo podem ser substituídos entre si (ex.: arroz por pão); porém, alimentos de diferentes grupos não devem ser substituídos pelos de outros. Isto porque todos os oito grupos são importantes e todos são necessários.

Nutricionistas de plantão, brigam se eu tiver postado algo errado!



5 comentários:

  1. Muito legal. :D
    Eu não pretendo dar açucar e doce pro Edu.. vou segurar ao máximo. Antes de 1 ano, não vou dar. Só frutose acho que está ótimo!
    Ele vai fazer 8 meses e ainda não dei leite também. Ele ainda está mamando no peito...

    ResponderExcluir
  2. Dani, vc está saindo uma mãezona! E bem disciplinada!
    Eu não ando seguindo a risca não, já dou um pouco de doce para Maria Júlia, e ela amaaaaa (quem não né!). Ela come danone, bolo...
    Sou mais liberal nesta parte de alimentação, e o pediatra também! :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Aaaai obrigada!
    Tô tentando fazer com que ele não seja tão formiguinha quanto a mãe. Eu não vivo sem doce.. é muito ruim. Estamos tentando mudar a nossa alimentação pra que seja melhor pra ele!
    E você também está mãezona. E ela está linda demais. Pretende de mais filhos?
    Adoro seu blog. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dani!
      Pretendo ter mais filhos sim, ao menos mais 1! E vcs?

      Bjo!

      Excluir
  4. Eu também! Não queria esperar muito pra não ficar um espaço muito grande entre eles. Acho importante ter irmãos. Ser filho único é meio solitário. E pais não são pra sempre né? Irmão é companhia.. ;)
    Quem sabe ano que vem!

    ResponderExcluir