segunda-feira, 7 de maio de 2012

Protetores de berço - sim ou não?

Um estudo recente da Associação Americana de Pediatria recomenda que os pais tirem tudo do berço: protetores, bichinhos de pano, brinquedos.

Sobre os berços, algumas medidas são extremamente importantes. A grade lateral do berço deve ter no máximo um espaçamento de 6,5 cm para evitar que o bebê coloque a cabeça no vão. O Inmetro determina ainda que entre o estrado e as laterais do berço a distância não deve ultrapassar 2,5 cm.


Agora, a questão dos protetores, que sempre vão para o primeiro item na lista do enxoval do bebê, está gerando polêmica. Tudo bem que são lindos, deixam o berço mais confortável, porque assim o bebê não bate a cabeça quando virar. Mas, segundo a Associação Americana de Pediatria, o enfeite é perigoso, pois pode provocar asfixia na criança e pode servir de degrau à criança quando ela começa a se levantar sozinha. Explica-se que o risco de o bebê bater a cabeça dentro do berço é muito menor que o de sufocar, por isso não se deve colocar ali nenhum tipo de almofada, protetor, travesseiro ou bichinho de pelúcia.

Então vamos à realidade...o tal protetor foi o primeiro item que procurei definir no enxoval, tinha que combinar com a decoração do quarto etc...O escolhido foi um daqueles bem fofos, feitos por empresas especialiadas em enxovais infantis, e estes ficaram até o sexto mês de vida da Maria Júlia. Depois que ela começou a levantar sozinha, comecei a enxergar o perigo!!! Era um degrau para ela pular daquele berço, decidi tirá-lo, só deixei o travesseirinho, porque acho que fica confortável para ela (tudo bem que ela mexe tanto que não fica com a cabeça nele). Mas também é um item que já estou querendo tirar!

O berço da Maria Júlia atualmente está assim:
O ajuste da grade está além do último ponto, o colchão está direto na grade, porque ela é grandona! O rolinho ainda fica em algumas noites e a naninha estou tirando também assim que ela dorme!



Existem protetores de berços que são com a espuma fina, como os da Trussardi, estes acredito que são "menos perigosos", mas também não sei!??

E vocês, usam ainda os protetores nos berços?

Bjo!

5 comentários:

  1. O Edu não tentou levantar no berço ainda. Mas eu tinha tirado quando vi a reportagem no fantástico. Só que um ida, acordei e fui olhar ele no berço.. ele estava com as duas pernas pra fora, pela grade. Se ele se mexesse, ia machucar. Aí acabei colocando o protetor de novo. Travesseirinho também uso. Rolinho tirei. Ah..e mosqueteiro? Vc usou? Ele já ficou todinho enrolado nele.. puxou pra brincar e ficou preso na rede como um peixinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Maria Júlia as vezes fica com a mãozinha entre a grade, mas logo tira sem machucar, e ela vira e mexe dá umas trombadas no berço, mas nada que machuque. Eu vou mostrar dps como é o mosqueteiro da Maju, e mostrar aquela sua foto!

      Bjo!

      Excluir
  2. Oiii Jana!
    Eu uso o protetor no berço da Bru e ele é super gordinho. Realmente serve de "degrau", mas o berço dela é bem fundo, então ela não consegue passar a perna por cima da grade. Os mais fininhos são melhores nesse sentido de pisar e ele afundar.
    Meu berço tem 3 níveis de ajuste, e mesmo no nível mais baixo, virei o estrado pra baixo e ganhei um nível ainda mais baixo. Quando ela conseguir passar a perna, vou tirar a grade e deixar como uma mini-cama. Ela rola muito a noite e acho pior deixar sem pq ela bate nas grades, mas se sentir necessidade, tiro. Quanto a almofadas, rolinhos, etc, eu tirei, mas o risco de sufocamento é quando o bebê é pequeno e não consegue se virar e ajeitar sozinho.

    BJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha!
      O berço da Maju também está além dos 3 níveis de ajuste que existe. Ela vira muito também, vira e mexe ela dá umas trombadas no berço, mas de leve, não machuca. Além do perigo que estava achando dela subir no protetor, ela sempre enfiava a cabeça por baixo do protetor, aí comecei ter medo de sufocamento também. De todo jeito nos preocupamos né, faz parte do instinto de mãe!
      Bjo para vc e Bru!

      Excluir
  3. Meninas, eu comprei o meu protetor Anti-sufocamento feito com tela de uma marca nacional. Tinha comprado um importado, mas com ele a grade móvel não pode ser usada e ele não é lá muito bonitinho. Comprei da marca Infanto, é do Paraná. A grade móvel pode ser usada normalmente é o acabamento é feito em renda e tecido de pachwork, além de seguro é lindo!!! Eu achei na zigmundi de Londrina. Mas eu encomendei direto para poder usar o tecido que eu queria. Não tenho o telefone fixo mas o Whats deles é (43) 9628-1152. Acho que tem na balloarts e zig Mundi de Maringa-PR também.

    ResponderExcluir